16 junho 2009

Se...

a "derrota" do PS nas eleições europeias não pode ser extrapolada para as legislativas, porque é que a vitória do PS em alguns concelhos pode ser extrapolado para as autárquicas?

13 comentários:

Francisco disse...

Porque estamos rodeados de pessoas cuja coherencia é duvidosa.

Eu não sou apologista que se possam extrapolar resultados porque acho que se existem diferentes tipos de eleições em cada uma delas ouvimos e acreditamos nos diferentes projectos que podem nada ter a ver com o que mais tarde se propõe.

De qualquer forma é preciso ter em conta que as Europeias estão cada vez mais equiparadas, ou deveriam, em relação à sua importancia dado que cada vez é maior a percentagem de medidas que nos afectam com respeito às legislativas.

MBB disse...

A isto se chama, acordar com o Engenheiro na cabeça..

Francisco disse...

Irra.. A todo o vapor!

NFG disse...

É que aqui hoje chove e o "calorzinho" dos últimos dias desapareceu... de que mais nos podíamos lembrar?

Ah é verdade, o CR9! A ver se peço uma acreditação para a reportagem em directo para o blogue. eheh

Francisco disse...

Sim.. Este clima está a dar cabo de mim, em cima da mesa: Frenadol, Supradyn, Ilvico.. e estou muito muito perto de tomar VOltaren para dar logo cabo disto tudo. Sem tirar que comecei o dia a beber um litro de limonada!! Vida vida..

CR9..

MBB disse...

Aqui o clima não está melhor.. Para além de estar rodeado por 250 homens suados.

Querem trocar? :)

Unknown disse...

Concordo que cada acto eleitoral é independente em si mesmo (embora expresse o descontentamento do eleitor relativamente ao poder vigente e tenha servido de desculpa ao Guterres para se ir embora) e concordo também com o Francisco quando diz que "é preciso ter em conta que as Europeias estão cada vez mais equiparadas, ou deveriam"...o deveriam está muito bem colocado, porque se olharmos para os níveis de abstenção, quer em portugal quer no resto da UE é flagrante o afastamento que a população tem relativamente a este assunto.

Quanto ao tempo, nada a dizer. Está um pouco encoberto mas sol, sol e mais sol, e tendo em conta que aqui há mais 3 raparigas 5* a trabalhar não troco com ninguém, claro! :D

Venga!

PS- 1 litro de limonada pela manhã?? Não haverá Alka-Seltzer que te valha!

Francisco disse...

Eu sinceramente não sou capaz de pensar que expressa o descontentamente face ao poder vigente ja que cada eleição tem os seus programas e pode querer dizer que o PSD no caso apresentou um projecto mais aliciante que o do PS, pelo menos partindo do ponto de vista da racionalidade e do interesse publico é assim que eu gosto de pensar. No entanto é possivel que de facto o nosso eleitorado ainda não seja tão interessado e informado que faça as coisas como penalização de um governo inapto para as suas funções.

No que diz respeito à abstenção acho que um dos factos que fazem com que esta seja enorme é que o eleitorado em geral continua a votar numa cara e numa cor e não num programa, numa serie de vontades e qualidades. E como normalmente ocorre neste tipo de eleições os candidatos são pessoal com pouco reconhecimento publico mas com grandes, ou não, valorizações e trabalho feito ao longo dos tempos, quer no nosso país quer lá fora.

Infelizmente é o que temos. Infelizmente com as rudimentares analogias que fazemos continuamos a fomentar essa cegueira espalhada.

Anónimo disse...

Penso que umas eleições não têm absolutamente nada a ver com as outras.
As pessoas não se interessam pelas europeias onde ganha sempre a oposição, independentemente de quem estiver no poder.
Eu, eu por exemplo, votei BE e nem me passa pela cabeça repetir o voto nas legislativas nem nas autárquicas!
Não me parece que o programa ou as propostas do PSD levassem o partido á vitória, ganhou apenas porque é oposição nesta altura e por serem as europeias.

Unknown disse...

Antes de mais penso que nestas eleições não se discutiu programa nenhum. Trocaram-se acusações e lançaram-se "postas" como qualquer um de nós poderia fazer. Se não foi o descontentamento dos portugueses que falou mais alto então não sei o que foi, e a cara do Rangel não foi certamente. Fez uma excelente campanha e veio de muito longe, é certo, mas a vitória não foi tão expressiva quanto se possa pensar e a má escolha de Vital Moreira foi apenas mais um passo para o abismo socialista.

A subida dos votos à esquerda e a descida do Partido do Sócrates demonstram bem para onde foram os votos. A votação no BE nestas eleições não se repetirá de forma tão clara nas legislativas deste ano.

Quanto a votarem numa "cor e numa cara" tens razão, Francisco. Mas face ao constante quebrar das promessas eleitorais demagógicas não votaremos nós num líder e num partido que nos inspirem confiança? Ou contra alguém, sempre que seja esse o caso, votando branco, nulo ou até...noutro partido!

Francisco disse...

Eu, segundo tenho entendido, acredito que existem programas até porque quando se fala de parlamento europeo há ideias que instantaneamente chegam à minha cabeça como é o caso das ajudas/ou propostas para os agricultores, pescadores, entre outras medidas que têm no nosso país uma transcendencia que não deve ser esquecida.

A verdade é que se todos os que fossem candidatos europeos fossem os secretarios gerais dos diversos partidos provavelmente haveria uma abstenção menos notavel na minha humilde opinião.

Nós que nos consideramos tão europeos, que temos um Barroso que tantos aplausos tem merecido, Europa que tantos fundos deu a Portugal e que tão mal aproveitados foram.. se as pessoas não votam é simplesmente porque não entendem a importancia que tem. E se não entendem é simplesmente porque os politicos que temos, os partidos que existem, infelizmente não têm tido a capacidade de mostrar às pessoas a importancia destas eleições pensando que isto é um genero de "casting" ao governo e às diversas oposições e mais uma forma de que possam ganhar dinheiro às custas dos contribuintes, opinião da qual discordo vivamente.

Isto não é uma batalha onde devemos condenar ou felicitar aqueles que fazem um bom ou mau trabalho no país mas sim eleger aqueles que nos parecem que irão defender da melhor forma possivel os interesses de todo um país, consoante as personalidades, a credibilidades e claro os seus programas e ideais.

Acho desfazado dizer que o PSD ganha porque outros perdem porque sabemos muito bem que esses votos podem ser canalizados para outros partidos que, a final de contas, têm ganho bastante com toda a instabilidade vivida no nosso panorama.

Temos muitas maneiras de expressar as nossas opiniões, que mais uma vez garanto.. São ouvidas. Se são ou não postas em practica ai é claro que vemos que não mas acaba por ser uma opção porque nós, falamos falamos mas infelizmente já estamos com os braços em baixo, cansados e desacreditados.

A luta, sim uma luta leal pelo nosso país e os nossos interesses comuns, deve continuar.

Unknown disse...

Fancisco, eu não disse que o PSD ganhou porque os outros perderam... disse que a vitória não tinha sido assim "tão expressiva como se possa pensar"; e reitero-o.

Nos últimos 15 anos, em eleições europeias, o PSD ficou em 2º lugar 3 vezes consecutivas com 34.39% em 1994, 31.11% em 1999 e 33.27% (coligado com o CDS-PP) em 2004. Se nestas eleições conseguiu 31,69% e ficou em primeiro, para mim não é, de forma alguma, expressivo.

Claro que fiquei contente com a vitória porque para além de ter contrariado as sondagens veio dar outro ânimo para os próximos dois momentos eleitorais que se seguem e isso é que é importante. Ficou provado que o Sócrates é intocável e só queria, como tu dizes, que ele fosse candidato às europeias, poderia ser que nos vissemos livres dele!

Para mostrar que não estou do outro lado da barricada e à falta de publicar a seta que tenho tatuada no meu braço direito, deixo o video da "Grande Noite do PSD".

http://jn.sapo.pt/multimedia/video.aspx?content_id=1257297

Unknown disse...

claro que queria dizer que "Ficou provado que o Sócrates não é intocável"...

Vamos à luta!