Podia começar de muitas maneiras esta colaboração, alias.. estive muito perto de começar com o pé direito sem entrar em polémicas, uma cronica saudável sobre as crianças e este belo dia mas.. isso não sou eu.
É oficial, tenho tendência ao abismo.
Talvez por não ter acesso aos meus queridos jornais de papel e a televisão que ligava no botão 3 de forma inconsciente até sou capaz de ver algumas noticias da TVI.. e como se não fosse pouco acho que estas imagens até são da TVI 24 que é igual à outra mas com menor vigor, estão a crescer!
Estranhei por não ser uma noticia sensacionalista, estranhei porque parecia que ninguém estava com muita vontade de fazer a entrevista e depois ainda estranhei ao perceber que nem eu próprio devia estar interessado em ouvir o que tinham a dizer, MAS QUE GRANDE DISPARATE.
Claro que aqui é onde felizmente entre a nossa liberdade e cada um tem as suas opiniões (estou só a tentar acalmar os leões...medo!) e a minha diz que isto é mesmo UM GRANDE DISPARATE.
Alguém me explica qual é a lógica do que este Sr. João Alvarenga está aqui a pregar? É que isto não tem qualquer sentido, vejamos: É o presidente da AEEP (Associação de Estabelecimentos de Ensino Privado e Cooperativo) que se esqueceu de ser AEEPC, ora PRIVADO é aquela coisa que não pertence à função do publico, que é opcional. Então porque raio deveria o estado pagar um colégio privado para um menino porque o papá anda armado em snob e não o quer por no publico? Se realmente o quer colocar no privado acredita nesse projecto então.. vamos lá trabalhar mais, pensar mais, ambicionar mais, estudar mais, etc. Porque eu acredito na igualdade de oportunidades.. Com peso e medida, claro!
É nestas coisas que a lógica me atrapalha porque aqui não pode haver qualquer lógica.
Provavelmente o Publico em Portugal tenha ainda muitas reformas que levar, não ponho isso em causa até porque seria pouco inteligente pensar que já tudo foi feito, más isso não tira todo o mérito que tem o nosso ensino publico e a qualidade que tem vindo a ganhar ao longo dos anos. Ainda há um enorme caminho pela frente.
Estes senhores não podem estar a ver bem o filme de certeza.. Então fazem um negocio PRIVADO, onde ganham DINHEIRO, para comprarem as suas coisinhas que ninguém tem nada a ver com isso, não estão a conseguir maximizar o NEGOCIO porque a coisa tá 'preta' e então querem ficar à mama do Estado. Han? Eu devo continuar a perceber mal a ideia..
Isto é um género de Comuna hipócrita? Sei la.. é o Lobo Mau armado em Capuchinho Vermelho?
Isto há coisas que me tiram do serio.. irra!
Tenham piedade.. Hoje é dia da Criança..
2 comentários:
É com muita pena que vejo este post porque demonstra uma ignorância quase absurda sobre o tema, não sei se tem consciência que, já metade dos alunos do ensino não estatal não paga nada por frequentar a escola que os seus pais entenderam ser a que oferecia o melhor plano educativo e que melhor servia as necessidades dos seus filhos.
É isto que esta em causa, a Liberdade de poder escolher a escola que melhor serve as necessidades dos nossos filhos, sem ser amordaçado a critérios geográficos (área de residência) nem a critérios económicos, porque ai sim, estaremos a criar escolas para ricos e escolas para pobres!
Por isso a proposta é muito simples, o Estado calcular quanto gasta e quanto lhe custa um aluno e com essa quantia em vez de o entregar às escolas entrega às famílias, que assim poderão escolher a escolha que melhor sirva os interesses das famílias!
Caro Anonimo,
É preciso ter em conta que aqui falo de um plano que visa generalizar uma situaçao que até à data nao está de forma alguma generalizada.
Em diversas alturas e consoante as necessidades da populaçao ou até porque a iniciativa privada se presta a isso o Estado pode financiar essas instituiçoes, no caso os proprios alunos, consoante uma serie de normativas a cumprir pelo instituiçao privada que acaba por nao ter o comando total daquilo que faz. Estas condiçoes podem ser varias, entre elas a obrigatoriedade de contratar professores da lista de desempregados, etc.
Ainda assim, o que acontece na maioria é que os alunos acabam por pagar um cuota baseada no IRS familiar ainda que nestes casos existe um valor maximo. Há tambem os casos em que estao gratuitamente nessa instituiçao privada cujas condiçoes nao sao equivalentes as da maioria.
Todas as instituiçoes, privadas ou nao, seguem as directrizes a Lei de Bases do Sistema Educativo, isto é o que acontece tanto no publico como no privado. No caso de uma Instituiçao Privada que venha a ter alunos por conta do Estado entao sao criadas novas "clausulas" para que assim seja feito, isto apesar da instituiçao continuar a ser Privada fica com menor liberdade na hora da gestao, quer seja a nivel de preços quer a nivel de recursos humanos etc.
Eu nao acredito num modelo de sociedade em que é dado um X dinheiro a familia para que escolha a escola para onde deve estudar, acredito Sim num modelo em que existe uma base solida e forte, com todos os meios, de ensino estatal onde os alunos de qualquer parte do pais tenha acesso a essa educaçao. Tal como acontece ao dia de hoje caso um aluno nao tenha na escola que pretende a Area para a qual deseja estudar fica nesse caso sem estar limitado geograficamente.
Economicamente julgo que estamos todos sempre limitados ao que temos fazendo com isso a melhor gestao que pudermos e nesse modelo estimulante que acredito. Se estivessemos a falar de que existe uma diferença dispar entre o sector da educaçao publico e privado talvez ai o meu discurso tivesse de ser outro em busca de melhoras mas essa diferença nao é assim tao grande ao nivel da qualidade de ensino porque se estivermos a falar de Status pode ser que estudar na primaria num colegio privado fique bem mas tambem dá o ar da sua graça ir até ao Liceu no secundario!
Sabe quem pede mais emprestimos para estudos superiores? A classe alta e media-alta continuam a liderar a tabela.
Acho que se perdeu a noçao do estudo como investimento, sacrificio e ambiçao de ser mais e melhor na vida que temos e continuar com essa politica de facilitismo nao nos levará com certeza por bom caminho.
O estado deve criar oportunidades e condiçoes para que se possa ir mais alem tendo com isso uma serie de instituiçoes base cujo aproveitamente seja o melhor quanto posssivel, no caso o Sistema Educativo.
Espero nao ser mal interpretado mais uma vez e que se perceba que o meu Post faz referencia a generalizar algo que até a data nao acontece e do meu ponto de vista nao deve acontecer.
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