07 junho 2009

A 2 tempos.. Os que vão e Os que ficam.


Em muitas circunstancias da nossa vida somos os primeiros a dizer que não haverá problema porque em breve todos se esquecerão e nem sempre as coisas funcionam assim.

O ser humano tem em si uma necessidade de tentar ao longo de uma vida fazer algo que fique para o depois, para que o recordem, para que se lembrem, para que não se esqueçam, para que o tempo seja um eterno presente. Nem sempre as coisas funcionam assim.

Alguns tentam lançar livros, abrir restaurantes, ser políticos, actores, músicos, bombeiros, policias, criminosos.. Há de todas as maneiras e feitios e nem sempre somos capazes de explicar o motivo pelo qual eles conseguiram e os outros ficaram pelo caminho.

Hoje venho falar de um dos que ficou do tempo.. De um que pertence ao passado, ao presente e com certeza ao futuro. Um homem como tantos outros cuja sorte e talento se uniram há muitos anos atrás fazendo vibrar a milhões de pessoas por todo o mundo. Se fosse só isso já seria fantástico mas o impressionante é que foi mais do que isso, foi um movimento que se fez notar na própria politica, na vida social, foi um movimento há 25 anos atrás...

Continuamos a dar-lhe o seu valor e muitos nem sabem os motivos que o fazem especial, se a voz, o corpo ou a força das suas letras, mas é tudo isso e muito mais.

No dia 4 de Junho de 1984 Bruce Springsteen que já havia lançado vários discos de êxito que lhe permitiram uma liberdade enorme por não estar pressionado com questões financeiras decide então lançar o álbum e musica "BORN IN THE USA".

Com a sua mensagem politica, utilizada na época por Reagen que acabou por ganhar novamente, este trabalho em pouco tempo passou a ser muito mais que um disco, pairou sobre as mentes americanas reiterando o orgulho em ser americano, em viver naquele pais valorizando as suas características fundamentais (essa ilustração é feita na própria imagem do álbum). Era também uma critica notável à acção dos EUA no Vietname.

Um marco que celebra o seu espaço, o seu tempo.
Podemos lutar pelo que desejamos de muitas maneiras.. não compensa desistir, nunca!

Sem comentários: