30 junho 2009

surf your couch

Sair pelo mundo a viajar faz parte dos dias de hoje, é normal.

Os tempos das grandes aventuras em atravessar fronteiras alterou-se, hoje em dia a aventura e um dos motivos das viagens é também conhecer pessoas de outros países, de outras culturas, com outras vivências.

De entre os factores que permitiram este boom podemos destacar várias, a primeira, a abertura das fronteiras dentro da U.E.

No entanto, as mais importantes: a internet, as viagens low-cost e os interrails.

Hoje é possível sair de Portugal, visitar 5 ou 6 países e durante 15 dias gastar menos de 600 euros. Quanto custa o mesmo tempo no Algarve? Ou na costa alentejana (que está cada vez mais cara)?

Mas destaco um factor muito importante para poupar, o couchsurfing... Porque foi notícia aqui.

Aumentam as possibilidades, aumentam também os riscos. Nunca recebi ninguém em casa, já tive a oportunidade de "surfar" em casa de outras pessoas, noutros países, e foram experiências únicas. Únicas porque visitar um país e ficar no conforto de um hotel é uma experiência, normal, viver com os "nativos" é único :) simples. (único é também chegar a uma cidade em que goulash é O prato típico, já bem depois da meia-noite e darem-nos a chave de casa, a desconhecidos. Única regra: tirar os sapatos quando entrar em casa)

Não posso deixar de pensar: E se fosse ao contrário? Será que os espanhois iam perceber o português? Nada como saber desenrascar algumas línguas!

Curiosidades da rede dos últimos tempos e dos últimos pedidos, estar nesta capital tem destas coisas:
1- o número de pedidos de sofá de mexicanos que queriam sair do seu país quando apareceu a gripe A;
2- os pedidos de casais homossexuais para visitarem a cidade durante o fim-de-semana da parada gay.

Sem comentários: