09 junho 2009

A Montanha pariu...um 3GS



Muito alarido e alguns meses depois chegou a 
World Wide Developers Conference, em S. Francisco, e afinal não houve lifting para o novo iPhone 3GS (S de speed) que a Apple apresentou.

As melhorias são somente internas (software e hardware) e a mais notável é mesmo a duplicação da velocidade de processamento relativamente ao anterior e são:
- duplicação da velocidade de processamento;
- câmara fotográfica de 3 megapixel com controlo automático de brancos, autofocus e capacidade de gravação de vídeo até 30fps com geotagging;
- interface de controlo vocal para facilitar a interacção com determinadas aplicações (para requerer uma lista de reprodução, músicas de um determinado artista, uma chamada para um contacto ...);
- compasso digital para melhorar o GPS incorporado por forma a adaptar o mapa no sentido do utilizador;
- extensão da autonomia da bateria;
- suporte para dados em rede sem fios até 7.2Mbps HSDPA (já disponível em quase todo o território português e em franca expansão em todo o mundo).

A nova versão do seu software (3.0) para dispositivos móveis introduz também a possibilidade de enviar MMS sem recorrer a outras aplicações, copiar-colar, modo panorâmico em e-mail, notas e mensagens bem como a possibilidade de editar vídeo directamente no dispositivo e também de fazer pesquisa de todo os conteúdos em memória através do home screen (muito parecido ao Spotlight presente no MacOS).

Estará disponível em versões de 16 e 32 GB e as especificações completas podem ser vistas na página oficial da Apple.

Embora tenha sido uma pequena desilusão para quem, como eu, esperava alterações estéticas no aparelho, as melhorias ao nível da sua performance e a redução de preço colmatam a "falha" e tornam o telefone\leitor de mp3\leitor de vídeo num produto muito completo e melhor posicionado comparativamente a outros smartphones concorrentes como o novíssimo e aguardado Palm Pre.

Sem comentários: