31 março 2009

Ética

Depois da última visita ao dicionário online, aproveitei para ir pesquisar esta.

do latim ethica

é a ciência da moral; moral; ou a disciplina filosófica que tem por objecto de estudo os julgamentos de valor na medida em que estes se relacionam com a distinção entre o bem e o mal.

pareceu-me uma definição muito geral e segui para a definição de moral (que já deriva do latim: morale).

Moral, para além de dizer respeito à ética (obviamente), é o conjunto de costumes e opiniões que um individuo ou um grupo de individuos possuem relativamente ao comportamento, ou a parte da filosofia que trata dos costumes e deveres do homem para com o seu semelhante e para consigo.

E acabei a pensar nos últimos tempos e em algumas magias que o nosso governo pretende fazer (diria até que tem feito nos últimos anos).

Estão a roubar-nos o futuro! E o futuro, depois de conhecermos a realidade pós-governo Socrático vai ser o desespero e o estrangulamento das contas públicas.

E nisto temos todos responsabilidade, primeiro porque escolhemos as pessoas erradas e depois porque deixamos as coisas acontecer sem pensarmos nelas.

Será que todos têm noção que o estado tem que organizar todas as suas receitas e despesas como faz qualquer família (o tal orçamento)? Quando gasta mais, tem de "recolher" mais. E isso vai ser feito através de impostos... no futuro (quando já não tiverem qualquer responsabilidade).

Como será viver num país em que assim que se nasce já se deve dinheiro ao estado? É verdade, pode ser uma realidade, ainda que estatística num futuro muito próximo. Se não for já...

Vamos aprovar este comportamento? Estão a pensar no seu semelhante ou apenas em si? É ético hipotecar o crescimento das gerações vindouras com a desculpa de que são necessárias todas estas políticas maquilhadas de hoje? Que moral...

Sem comentários: