04 março 2009

A cor azul

Ninguém sabe ao certo quais podem ser as consequências desta "apropriação pessoal do PS", mas fazendo uma pequena análise histórica encontramos alguns casos que nos podem dar indicações sobre qual o futuro das "instituições" que seguem esta estratégia.

A comparação mais fácil é a política, e com o PSD, que depois de duas maiorias absolutas com Cavaco Silva se afundou em busca de um líder que conseguisse unir novamente o partido.
Sendo estes dois partidos tão diferentes na sua génese e nas diferentes correntes de opinião que militam não sei se este caminho será mais doloroso ou mais fácil. Para mim, a principal questão vai ser... o caminho a seguir de todas as vozes dissonantes do actual estado de endeusamento deste líder. Ou seja, será que a maior dificuldade crescerá dentro do próprio partido, com diferentes correntes de opinião, ou será que depois da saída de Sócrates o grande problema virá de fora, com a criação de mais partidos à esquerda? (a propósito, como está aquela lei que impunha mais "assinaturas" aos partidos ditos pequenos?)
Tem sido esta a aposta do Bloco, captar esses dissidentes. Será que estão a abrir caminho para no futuro (pós sócrates), se afirmarem como a plataforma necessária de viabilização de maiorias à esquerda? (Este desvio do tema principal parece-me oportuno!)

Teorias sobre o futuro político da nossa esquerda à parte, é evidente a dificuldade em encontrar um novo culto pessoal (e Portugal sofre muito disto), em instituições em que ele é promovido.

O PSD, como já foi dito, ainda está à espera de um líder que una o partido.

Portugal está desde 1578 à espera do seu D. Sebastião.

Até...

O Benfica, que ainda espera um novo Eusébio para que volte a ser glorioso.

O mesmo se passa nas empresas, sendo o caso mais evidente o de Steve Jobs (presidente da Apple), em que o seu estado de saúde influencia a capitalização bolsista da empresa.


Uma coisa mais, lembram-se da altura em que o PSD apresentou um novo logotipo com o azul em fundo? Foi uma catástrofe.

Agora o PS (rosa), apresenta-se às eleições com uma imagem renovada... azul! Hum... Está na moda!

Sem comentários: