13 abril 2009

Efeito multiplicador

Tive um professor que dedicou parte do seu tempo a analisar qual o retorno do investimento feito pelas famílias na educação, e principalmente no Ensino Superior.

Não sendo surpresa nenhuma, o retorno desse investimento era superior a qualquer acção, obrigação e até alguns produtos derivados que estavam na altura em moda. Não me recordo dos valores, mas a conclusão é sempre a mesma, vale a pena investir na educação.

E Portugal tem lutado anos e anos contra isso. Ou não tem?

Desde 2003, altura em que estas coisas já faziam algum sentido para mim, existiam já algumas Universidades com salários em atraso. Na altura já havia professores a fazer greve por não receberem qualquer valor pelo serviço que estavam a prestar.

Se calhar não tem!

Comparado a capacidade de resposta e as reestruturações que rapidamente se fizeram nos últimos tempos para evitar a derrocada do sistema financeiro, os valores que se gastaram e o tempo previsto para a retoma da situação "normal", podemos perceber que se calhar estamos a apostar no cavalo errado, ou estamos com a vista curta!

Afinal o efeito multiplicador de um euro investido na Educação é superior ou inferior a um euro gasto em obras públicas e salvações de bancos sem risco sistémico?

Para quando a reestruturação do nosso sistema de Educação? Soluções não faltam. Que esperam?

Passando para os números, e se é que servem de alguma coisa neste caso:

O Estado prevê gastar 330 milhões de euros com a requalificação do parque escolar.

Para o TGV são 7,7 mil milhões de Euros. Ou seja, para que os projectos tenham o mesmo impacto (que nós bem precisamos de pessoas mais qualificadas), o efeito multiplicador dos 330 milhões tem de ser extraordinário!!!

De que vale alimentar um povo com obras públicas se não o tornamos mais produtivo e com mais ideias, com maior poder de decisão, com mais soluções e com mais recursos?

Mais um dado: vai gastar-se mais dinheiro com estudos e expropriações para os projectos do TGV e novo aeroporto do que com a reforma do Parque Escolar.

Inaceitável!

Perguntem às famílias se querem ter mais apoios no ensino Superior, mais soluções para o suposto ensino gratuito até ao secundário, ou se querem abdicar disso tudo para poderem viajar em menos 30min de Lisboa ao Porto.

Sem comentários: