15 abril 2009

20y - Hillsborough

Faz hoje 20 anos desde o desastre de Hillborough. Num jogo entre Nottingham Forest e Liverpool, em Sheffield, para as meias finas da FA CUP.

Neste "desastre" morreram 96 pessoas esmagadas contra uma das vedações do estádio. Sobrelotação foi a causa deste acontecimento triste na história do futebol em Inglaterra.

Foi noticiado assim na Tv:



You'll never walk alone, que já era entoado desde os anos 60 neste clube começou a fazer ainda mais sentido e hoje é cantado com todo o sentimento e orgulho pelos adeptos deste clube.



Admiro o Liverpool por todo o que o rodeia: por serem uma equipa com historial vitorioso (principalmente por não se deixaram vislumbrar por isso), por terem ambição, mas sobretudo porque os adeptos nunca desistem de apoiar, e isso nota-se em cada jogo.

Ontem aos 76 minutos o Chelsea marcou o 3-2, e eu pensei que era impossível (tinham de ganhar por 2 - ou seja, ficar 3-5). Houve ainda mais 3 golos (do Liverpool aos 81' e 83'), e aos 90 o Essien salva uma bola já em cima da linha de Golo. Ouvia-se o hino do Liverpool e as pessoas continuavam a acreditar (quem não acredita depois do "milagre de Istambul"?).


Não conheço uma única pessoa que goste de futebol e não goste da Premier League, mas conheço algumas que não vêm regularmente futebol e desfia-las para ver um jogo da liga inglesa já gera alguma reacção positiva.

E as razões são várias: Emoção, estádios cheios, jogos disputados, poucos tempos mortos.

Outros dados relevantes:

No próximo fim-de-semana vai jogar-se a 33º jornada do campeonato (em Portugal vamos na 24ª).
Em Inglaterra há 3 competições oficiais.

E mesmo com estes calendário conseguem meter 4 equipas nos quartos-de-final da CL.

Impossible? Uns dizem que "Impossible is nothing".

Eu prefiro: "Impossible is to loose something you never had!" E nós não temos nada a perder...


Nota: pena os acontecimentos de Heysel nesta história do Liverpool.

Sem comentários: