26 julho 2009

"Cagunfa"

O termo é bem conhecido dos alentejanos. "Estás com cagunfa"; "tens cagunfa!"

Isto para dizer que nos últimos dias tenho notado alguma cagunfa num partido, o da esquerda democrática.

Num momento em que o Partido Socialista começa a olhar para trás, começa o desnorte, as tentativas de manobrar a opinião pública, o aproveitamento de situações de um passado, e de situações presentes (afirmações de Cavaco Silva sobre o valor total do défice em comparação com os outros países da UE).

Porquê?

Recentemente Manuela Ferreira Leite voltou a falar do défice, da necessidade de o conhecer para poder apresentar as suas propostas. Propostas responsáveis.

Cagunfa do PS. Afirmações de que há mais vida para além do défice, que derivam de transferências sociais, que voltou a ministra que só pensa nos números.

Mais que cagunfa (que também o é!), é demagogia. E Manuela Ferreira Leite centrou novamente a discussão, está escrito.

Expresso/Economia desta semana:
"As recentes notícias de que o défice do Estado quase quadriplicou até ao final do primeiro semestre indicia a necessidade de prever o seu valor até ao final do ano, porque pode ser muito superior ao previsto. Ora, em ano eleitoral, é essencial avaliar com rigor a situação governamental, para que se saiba o que se pode e deve propor ao país. O recurso à UTAO (unidade de técnica de apoio orçamental), para esta avaliação é a solução mais óbvia e elementar por parte dos que desejam fazer política de forma responsável. O Partido Socialista não o permitiu. Sem comentários." Manuela Ferreira Leite

Colar e usar como contra-argumento as afirmações do Presidente da República é lançar a confusão sobre aquilo que se pretende saber e está escrito em cima. O problema não é se o valor é ou não aquele que devia ser, mas sim o que se pode fazer e propor com nas actuais condições.

Fazer Política de forma Responsável.

Uns querem, outros não.

Sem comentários: