30 outubro 2008

Esquerdino

Não há maior prova de que a globalização está aí e para durar... é uma inevitabilidade (toda a gente concorda). É portanto possível criticar uma coisa em Portugal e defender o oposto na China, na Swazilândia.. temos campões neste campo!
No aspecto da concordância, acho que temos de dar o destaque actual a toda a esquerda europeia! Aqueles que mais a criticam (a globalização)? Talvez!
Se não estás comigo, estás contra mim! E esta é uma verdade para a "esquerda" europeia, não estão com McCain, mas estão com Barack. Aliás, estão ajoelhados em frente a Barack Obama.
Obama é de esquerda? É democrata?
Eu sou social democrata, quero a esquerda toda a apoiar-me! Prefiro que não se ajoelhem...
Esta incoerência cada vez surpreende mais aqueles que ainda não perceberam que tipo de liberdades querem estes intelectuais, do mundo!
Ah... sou esquerdino (só a jogar futebol!). e Voto Barack!

Estranho!

O facto de muitas das pessoas que hoje em dia pedem esmola nos transportes públicos por Lisboa serem velhas conhecidas dos seus utilizadores frequentes.

Não são 2 anos, 3... que seja! Desde 2002/2003 em Lisboa e há pedintes a quem já conheço a voz, os movimentos, a roupa, as lamentações!

Será que não há ninguém atenta a esta situação? Será que estas pessoas não são ajudadas?

20 outubro 2008

U$ Election$

O espectáculo que muitos gostam de ver, as eleições norte-americanas. É muito mais que a complicada tarefa de escolher um presidente, aquele que pode governar o país mais poderoso de todo o mundo, é muito mais que a discussão de fundo de como se pode sair desta "crise", do papel que podem e devem ter no médio oriente, é muito mais que tudo... é $.

O favorito Barack Obama conseguiu até ao momento "juntar" 600 milhões de dólares, quantia que tem aumentado consideravelmente nos últimos meses (150 milhões só em Setembro). Ainda mais espantoso é o facto deste valor ultrapassar a soma do total gasto pelo total dos candidatos nas eleições de 2000 e poderá ainda ultrapassar o total gasto em 2004.

De onde vem tanto dinheiro? Quais são os lobbys? Informações da equipa de Obama garantem que pelos menos 200 milhões foram doados por reformados e jovens. A sua força! A força que garante que toda a máquina de Marketing Político funcione.



Marketing Político. A necessidade de mostrar um produto a quem provavelmente não sabe que o mesmo existe, nem sabe se o quer comprar... ou pura necessidade de ocupar o espaço que poderia ser do outro candidato? Portugal segue este espectáculo (leia-se, os nossos políticos), e nós estamos a começar a gostar. Neste mandato deu-se o pontapé de saída...

04 outubro 2008

Visionários

A arte de bem falar, de conquistar o público, de ser um salvador de crise é tanto maior quanto mais indecifrável for a sua forma de falar e/ou escrever...



Fomos habituados a confiar naqueles que "mais sabem", ou seja, que nas suas justificações nos conseguem baralhar com o número de referências a livros do arco da velha, a ditados que não são mais que constatações práticas da época em que alguém teve a felicidade de os proferir.



Hoje toda a gente tem a certeza que o passado pouco explica do futuro! Não é evidente?



Tentamos explicar as variações económicas com base em regressões lineares de factos passados e ainda com efeitos ceteris paribus! Parece-me demasiado... incompleto!



Estude-se o fenómeo da incerteza e deixem de tentar explicar a incerteza depois de ela já ser uma certeza.



Assuma-se de uma vez por todas que a economia não é uma ciência exacta, que todos os dados que são "lançados" nos nossos meios de comunicação têm sempre um fim último, fim esse que não foi o "mercado" que decidiu...



Assuma-se que aquilo que se escreveu no século passado não é hoje em dia verdade. Eu sei que podemos pegar em livros, os mesmos da arca da velha que referi, e dizer que ainda são actuais. Porquê? Porque falam de pessoas, das suas necessidade sociais... essas não mudam. A forma como as tentam alcançar sim...



Assuma-se que o diálogo capitalismo/socialismo é demasiado redutor e apenas serve o propósito daqueles que ganham a vida a falar sobre eles, falar...



Assuma-se que todos nós contestamos os políticos e na hora de usar um argumento, recorremos ao velho duelo entre esquerda e direita... "Tu és de esquerda!" Eles apenas o dizem por outras palavras...

Está frio.

Tempos de aconchego. Gosto do inverno porque nos faz pensar, absorver, sentir em casa!

Encontrei!