07 maio 2009

Cidades

Viver numa grande cidade é tão mais agradável quanto maior for a sua aproximação aos seus cidadãos.

E definir aproximação aqui não é díficil. Todos os serviços e ofertas culturais têm de se adaptar, principalmente(!!!), às pessoas que aí vivem e a quem se quer mostrar a cidade.

Transportes. Infraestruturas Desportivas. Trânsito. Museus. Exposições. Cinema. Serviços Municipais. Saber aquilo que uma autarquia deve estar disposta a oferecer, ou então, a incentivar que privados o façam acredito que seja uma dor de cabeça. Mas é necessário! Tentar oferecer tudo é uma utopia. Mas continuando...

Isto vem a proposito do penúltimo Walking through (o último está para chegar), e do ranking das cidades que por aí surgiu. Comparar é necessário, não duvido, mas...

Em Lisboa o metro chega a poucos sítios (nem ligação ao aeroporto tinha - apesar de pouco interessar agora se está lá o aeroporto ou não, aquilo não vai ficar ao abandono, acho eu), os restantes transportes públicos nem se fala. Atrasados. Poucos. Caros para o serviço que oferecem.

Não sendo a primeira vez naquela cidade, deu para a conhecer de outra forma, e fiquei espantado com a flexibilidade dos transportes, sobretudo dos horários do Metro. Por exemplo: às sextas fecha às 2h da manhã e abre às 5h30. Aos Sábados não fecha. Aos Domingos fecha à meia-noite. Isto é flexibilidade.

Se esta flexibilidade se exige às competências das pessoas, porque não passar também para as cidades?

Enquanto escrevia lembrei-me de outra coisa, para cidades mais pequenas. Estremoz.

Depois de uma "discussão" que houve acerca do Cinema no mês de Agosto, apesar de o tema ser o Teatro Bernardim Ribeiro (Lambão), fiquei sem saber... Deve ou não haver Cinema no mês de Agosto? Mais. Flexibilidade. Porque é que o cinema em Agosto tem de ser no Teatro Bernadim Ribeiro? Se as pessoas andam na rua, o cinema pode ser na rua. Não há pessoas?
Mas o Alentejo e Estremoz não está a apostar no Turismo? Vai tudo para a praia? No mês de Agosto não há Estremocenses e turistas que gostem de ver um filme ao ar livre? ok, a cidade vai de férias.

Em relação aos horários a mesma coisa. Se há turistas ao fim-de-semana em Estremoz, é durante o fim-de-semana, não é só ao sábado.

Outra coisa. A próxima cidade tem de ter mar. :)

Mudanças. Procura. Ilusão/Desilusão. Certezas/Incertezas. Sucesso (I hope).

1 comentário:

R. disse...

Aí, aqui, ali, lá ou acolá! Sempre com SUCESSO (I´m sure).