29 maio 2009

38th Parallel



Sabias que...

Bernardino Soares, deputado do PCP, chegou a afirmar que a Coreia do Norte era uma democracia?

Lembro-me perfeitamente disso porque no dia seguinte foi uma das únicas vezes que vi uma artigo interessante no Correio da Manhã: recolha de fundos para comprar uma viagem para a Coreia de Norte, a oferecer a esse mesmo deputado, só de ida.

A Demagogia tem cabelos brancos, tem tem!

Quando foi publicado o vídeo de/sobre José Sócrates em que Charles Smith dialogava com outras duas personagens do caso Freeport, Vital Moreira apressou-se a dizer que a propósito desse vídeo difamatório, a entidade/pessoa que o divulgava também incorria no mesmo crime...

Não ponho em causa qualquer argumento utilizado, tem mais experiência e mais conhecimentos que eu, mas... agora vem associar o PSD ao BPN(???).

Não sei se é difamação (neste caso da instituição), mas revela um grande desrespeito, uma falta de educação e mais, pura demagogia.

O grande candidato "independente" do PS está cada vez mais o verdadeiro político, dos maus... ainda me lembro de quando apareceu a dizer que queria falar só da Europa, nunca mais ouvi nada.


Agora que penso: Soares Franco vai deixar a presidência do Sporting. Se as empresas dele forem à falência o Sporting tem alguma coisa a dizer? (Ando com esta história das eleições do Sporting na cabeça!).

E se o BPN fosse um caso de sucesso, será que o Vital também iria dizer alguma coisa?

Nada tenho contra o candidato Vital, mas aquelas pessoas que querem parecer uma coisa, mas são outra, ou que agem de forma diferente consoante as pessoas com quem/de quem estão a falar, irritam-me. A ti não?

28 maio 2009

Ao acordar...

não lhe quero chamar pensamento matinal, é feio.

Não consegui evitar:

- Porque é que Espanha está em festa quando o clube que ganhou a CL não é espanhol?

- Porque é que Estremoz tem duas feiras para os jovens: A Juvemoz e a Feira das Escolas, será que não há sinergias a aproveitar? Mas não é o Paulo Portas que é o Paulinho das feiras?

Sir

"It has been said that democracy is the worst form of government except all the others that have been tried."


Winston Churchill

26 maio 2009

Porque hay que tenerlos!

No nosso mundo há pelo menos dois conceitos que toda a gente consegue distinguir, o bem e o mal!
Saber onde está o mal e onde está o bem não é difícil... Claro, temos que de vez em quando fazer uma actualização, fruto dos tempos e das "novidades" do nosso quotidiano (também toda a gente percebe que o que era normal ontem pode não ser hoje, ou o contrário). Outro conceito importante, normal.

Compreender estes conceitos é meio caminho andado para percebermos quando estamos perante uma pessoa que actua de uma forma ética, ou seja, que as suas atitudes estão de acordo com os seus ideais, os seus valores e os seus objectivos.

Isto de uma forma geral. O bem, o mal, o que é normal e o que não é. Ética.

E deve estar em todo o lado, nos negócios, na política... Na vida!

Digo isto porque muitas vezes os fins não justificam os meios, e a isso chama-se ética da responsabilidade.

Verdade. Coisa que falta a muita gente.

Devemos ter todos, mas mesmo todos, a consciência que as atitudes que temos, as coisas que dizemos e fazemos influenciam as coisas que os outros fazem, dizem e pensam. Este é o segredo, para o bem e não para o mal! :)

Veja-se a política. É eticamente responsável que que se façam acusações só porque "me parece que é assim", "ou porque alguém me disse que podia ser"? É eticamente responsável tomar certas decisões só porque daqui a uns meses há eleições? É eticamente responsável tomarem-se posições sobre assuntos que dizem respeito a todos (e com nomes facilmente julgados na praça pública), sem assinar por baixo?

O 25 de Abril não foi só a conquista da liberdade, foi a conquista da possibilidade de todos(!!!), influenciarmos o nosso futuro... de uma maneira responsável!

E sim, em tudo na vida "hay que tenerlos"!

Alguém me explica?

Porque é que insistem em dizer "Vital Moreira, o candidato independente pelo PS às eleições Europeias"?

Independente do quê e de quem?

21 maio 2009

no fundo? vamos para onde? como?

Por mais que se queira anunciar o fim do aumento do desemprego este ainda está longe, por várias razões. É daquelas coisas difíceis de contrariar.

Desemprego. Em quase todos (talvez todos), os estudos comparativos entre as variáveis PIB e desemprego, constatou-se a evidência de uma relação, um desfasamento temporal. Este desfasamento temporal diz-nos que quando o PIB (criação de riqueza), já se encontra em fase descendente, o desemprego ainda reage lentamente a esta alteração, e o mesmo quando a relação é a inversa.

Já a crise tinha começado e toda a gente gastava como se a situação fosse de "crescimento", era aqui que devia ter começado a intervenção do estado (mas não, só começou quando apareceram os números do desemprego, quando os bancos faliram). Erros atrás de erros. Será que aqueles senhores percebem de economia? Acredito que percebam, mas andavam distraidos certamente... só pode! Menosprezaram os números? Foi de surpresa? Agora estão a fazer o mesmo (já digo porquê).

Não consigo quantificar este desfasamento, se de alguns trimestes, de semestres... mas vamos ter de esperar que os sinais de estabilização da economia apareçam para que se vislumbre a solução do desemprego, até lá é aguentar (sim, o desemprego vai aumentar mais!!), e reestruturar, "preparar as tropas".

Só não percebo porque é que isso não está a ser feito. Porque digo isto?

O único momento em que Portugal começou a "convergir" com os países da UE foi quando todos entraram em recessão... e conseguímo-nos orgulhar disso!

Segundo as previsões do International Monetary Fund, no World Economic Outlook de Abril, Portugal vai andar taco-a-taco na taxa de (de)crescimento do PIB para 2009, vai melhorar em 2010 (mas já longe dos países com quem realmente competimos e com queremos competir - Eslováquia, Eslovénia Chipre e Malta -, segundo o nosso Ministro da Economia) e... Surpresa das surpresas, quando toda a economia recuperar, temos previsões de crescimento do PIB de menos de metade dos países atrás referidos e também menores que todos os outros países da UE. Resumindo, temos mesmo a pior previsão para a taxa de crescimento até 2014.

Nessa altura (para dar alguns dados), o Chipre estará a a crescer a 3,3%, Eslováquia a 4,2%, Eslovénia a 3,5%, Espanha a 2%, Grécia a 2,5%, Irlanda (o caso perdido de hoje) a 2,6%.

Agora podem-me dizer, são só previsões. Mas o menor dos males nas descidas do PIB que tanto orgulham o nossos ministros também o são.

Só não sei se estes dados incluem já os valores das grandes obras públicas que andamos a programar... Porque se não incluírem bem podemos rever as previsões de crescimento, em baixa, por uma razão muito simples: vêm aí o aumento de impostos (nessa altura já sem o nosso PM para responder por isso). Aqui também há o problema do desfasamento, mas entre a decisão e a responsabilização (de todas as consequências).

Lisboa Restaurante Week

Hoje começa a 1ª Lisboa Restaurante Week. Nesta semana, quem tiver a sorte de estar em Lx, se apreciar boa comida e bons restaurantes, pode visitar os seguintes sítios:



A Varanda (Ritz Four Seasons), Alecrim às Flores, Alma, Aviz, Bocca, Casa da Comida, Coisas de Comer, Comida de Santo, Conventual, Cop's, Eleven, Faz Figura, Flores (Bairro Alto Hotel), Gemelli, L'Appart (Hotel Tiara Park Atlantic), Lord's Bistro, Mezzaluna, Olivier Café, Quinta dos Frades, Clara Jardim, Restaurante El Corte Inglés, Spot - Teatro São Luiz, Suite - Food and Dance (Casino Lisboa), Varanda de Lisboa (Hotel Mundial), XL.

Percorrer a lista dá aquela sensação de: isto provavelmente não é para mim! Eleven? Olivier? Com a crise é melhor ficar em casa!

Mas este evento pretende promover "o acesso democrático à restauração, oferecendo a todos o acesso à gastronomia de qualidade sob um preç o convidativo, tornando acessíveis restaurantes muitas vezes inacessíveis"

20€ a refeição! (1€ reverte para instituições de solidariedade social)

19 maio 2009

Magalhães

O compañero de José Sócrates parece que também quer meter os miúdos a navegar nesse mundo que é a internet, com os seus próprios computadores portáteis...

O plano foi apresentado como em Portugal, é para amanhã, bem, para Setembro. Quando os alunos do 5ºano iniciarem o próximo ano lectivo já vão ter ao seu dispor esse fantástico avanço tecnológico de aprendizagem, o computador.

Em Portugal ridicularizou-se a situação depois do nosso PM ter "vestido a camisola" de vendedor da empresa que os fabricou numa Cimeira Internacional, mas as grandes dúvidas chegaram muitos meses depois, quando se percebeu que aquilo não era em português. Foi gira, a sequência, digo…

Em espanha querem fazer a mesma coisa, mas levantaram desde já um ponto importante. Estão os professores preparados para acompanhar esta evolução? Os portáteis, a Internet, tudo isso serve para alavancar o conhecimento dos que aprendem... mas como? Sem critério? Sem uma aprendizagem correcta criam-se vícios (em quem ensina agora), e dificuldades (aquém vai ter de ensinar depois).

Já sei, é dar um pc e já está! Simples. É para fazer os t.p.c... Que evolução!!!!

Ainda o mês passado comprei uns livros de cozinha, tenho os tachos, os ingredientes, tudo... o que é que será que me falta?

Ahhh!! Nesta história toda só falta arranjar o nome de um navegador espanhol que depois de ter "tentado fazer qualquer coisa em Espanha", "tenha ido parar" a Portugal...

08 maio 2009

Twittada I

Antes de iniciar o fim-de-semana:

Enviei um mail a um deputado da AR com dúvidas sobre recentes episódios da nossa política. Vamos ver se responde. Assunto: Erasmus 1º Emprego.

Estou viciado em Emir Kusturica.

Este blogue vai ter novidades nos próximos dias.

Estou em contagem decrescente para voltar a casa.

Lista

Para evitar as faltas de imaginação:

- Cachimbo (não é dos de água, pode ser mesmo dos normais, gosto)
- Livros (que sejam interessantes. Com um pouco de história. Que façam pensar. Que agucem o paladar. De viagens)
- Bolas de ténis (ando a precisar)
- t-shirts (desde que não tenham muitas cores misturadas)
- Marcadores de Livros (comprei uns recentemente e acho que vou começar uma colecção...)
- Cinto (normal, as calças começam a ficar largas)
- Meias de verão (pode ser das compridas, apesar de ser verão, desde que sejam fininhas)


acho que está! A partir de agora é com cada um (que queira!).

Twittada

Não sei se sou só eu, mas irrita-me quando a tecnologia não responde ao que nós pedimos. Quando a net está lenta. Quando o pc não responde ao click. Quando tudo bloqueia. Se há coisa que devia ser submissa à actuação do homem era a tecnologia. Mas não é. E lá vêm a eterna frase: o pc tem sempre razão.

07 maio 2009

Frederico Gil

Este ano não houve portugueses a brilhar em singulares no Estoril Open.

Desde ontem que acompanhar o Estoril Open ficou mais difícil para quem habitualmente não vê e não se entusiasma por ténis. O ano passado havia o Federer, o Gil (até aos quartos), mas também houve o mau tempo.

Bem, resta-nos esperar que o mau tempo não venha no fim-de-semana. Custa não estar lá.

Ah... não há Gil, mas ainda temos lá a Maria.



Maria... Kirilenko :)

Cidades

Viver numa grande cidade é tão mais agradável quanto maior for a sua aproximação aos seus cidadãos.

E definir aproximação aqui não é díficil. Todos os serviços e ofertas culturais têm de se adaptar, principalmente(!!!), às pessoas que aí vivem e a quem se quer mostrar a cidade.

Transportes. Infraestruturas Desportivas. Trânsito. Museus. Exposições. Cinema. Serviços Municipais. Saber aquilo que uma autarquia deve estar disposta a oferecer, ou então, a incentivar que privados o façam acredito que seja uma dor de cabeça. Mas é necessário! Tentar oferecer tudo é uma utopia. Mas continuando...

Isto vem a proposito do penúltimo Walking through (o último está para chegar), e do ranking das cidades que por aí surgiu. Comparar é necessário, não duvido, mas...

Em Lisboa o metro chega a poucos sítios (nem ligação ao aeroporto tinha - apesar de pouco interessar agora se está lá o aeroporto ou não, aquilo não vai ficar ao abandono, acho eu), os restantes transportes públicos nem se fala. Atrasados. Poucos. Caros para o serviço que oferecem.

Não sendo a primeira vez naquela cidade, deu para a conhecer de outra forma, e fiquei espantado com a flexibilidade dos transportes, sobretudo dos horários do Metro. Por exemplo: às sextas fecha às 2h da manhã e abre às 5h30. Aos Sábados não fecha. Aos Domingos fecha à meia-noite. Isto é flexibilidade.

Se esta flexibilidade se exige às competências das pessoas, porque não passar também para as cidades?

Enquanto escrevia lembrei-me de outra coisa, para cidades mais pequenas. Estremoz.

Depois de uma "discussão" que houve acerca do Cinema no mês de Agosto, apesar de o tema ser o Teatro Bernardim Ribeiro (Lambão), fiquei sem saber... Deve ou não haver Cinema no mês de Agosto? Mais. Flexibilidade. Porque é que o cinema em Agosto tem de ser no Teatro Bernadim Ribeiro? Se as pessoas andam na rua, o cinema pode ser na rua. Não há pessoas?
Mas o Alentejo e Estremoz não está a apostar no Turismo? Vai tudo para a praia? No mês de Agosto não há Estremocenses e turistas que gostem de ver um filme ao ar livre? ok, a cidade vai de férias.

Em relação aos horários a mesma coisa. Se há turistas ao fim-de-semana em Estremoz, é durante o fim-de-semana, não é só ao sábado.

Outra coisa. A próxima cidade tem de ter mar. :)

Mudanças. Procura. Ilusão/Desilusão. Certezas/Incertezas. Sucesso (I hope).

google it

Natural or Strategic?

"Natural competition is evolutionary.
Stategic competition is revolucionary.

Natural competition is really low-risk incremental trial and error. Small changes that seem to be beneficial are gradually adopted and maintained. Other small changes are tried and added. It is learning by trial and error without the need for either commitment or foresight. It is the adaptation now to the way things are now. It is the basic pattern of evolution. It is Darwinian natural selection. It functions even if controlled by pure chance or expedency. For these very reasons it is inevitably very conservative, gradual, and produces nearly imperceptible change near term regardless of the ultimate consequences long term.

Strategic competition by its very commitments seeks to make a very large change in competitive relationships. Its revolutionary character is moderated only by two fundamentar inhibitions. Strategic failure can be as sweeping in its consequences as strategic success.

(...)

Strategic success depends upon the culture, perceptions, attitudes, and a characteristic behavior of competitors and their mutual awareness of each other."

Bruce Henderson, 1980

06 maio 2009

Bloco Central

Em Julho de 2007 um amigo que estuda na Faculdade de Direito de Lisboa disse-me que um professor numa das suas aulas afirmou que o próximo Governo ia ser um pacto entre PS e PSD, o famoso Bloco Central. Não sei qual era o professor. Um visionário? Louco? Qualquer coisa assustadora.

Não deixa é de ser interessante andarem a falar em Blocos centrais quando nem se entendem quanto ao nome do próximo Provedor de Justiça. Responsabilidade dos mesmos partidos. Como seria gerir então um governo? Por interesses?

Preferem 2 anos de um governo minoritário ou 2 anos de um governo de bloco central?

05 maio 2009

Walking through...





































Em construção. Lá para o ano 2020 podemos ver "isto" (Sagrada Família) concluído... com muitos "ses"!





Com o "patrocínio" do nosso amigo Pit!
Gracias.